domingo, 11 de janeiro de 2009

SEMANAS 25 E 26

Na última sexta feira ingressamos na 26ª semana da gravidez já de volta das duas semanas de folga. Aliás, duas semanas em que a barriga da Laura cresceu bastante.
Os movimentos da Vitória, muitas vezes, já podem ser percebidos com o olhar e o que antes era um chute em um lugar, agora já virou uma verdadeira bateria

No dia 24 de dezembro último, fizemos a ecografia do coração e tudo está perfeito. É muito impressionante esta ecografia, pois cada canto do coração é observado e ouvido, uma vez que em cada lugar o batimento é diferenciado.
Confesso que fiquei bastante emocionado quando o médico disse que “a Vitória é uma menina de ótimo coração!”

Nestas duas últimas semanas o desenvolvimento foi grande.

Na 25ª semana a estrutura da coluna começou a se formar, bem como os alvéolos nos pulmões que, nessa fase, já poderiam suportar eventual nascimento, claro que com ajuda de aparelhos respiratórios. Os olhos já detectam a luz e a Vitória já consegue ouvir os sons extra-uterinos.

Já na 26ª semana a Vitória está quase com 1 quilo e mais de 30 cm de comprimento e é a semana em que os alvéolos terminam sua formação e o cérebro continua aperfeiçoando as atividades dos sistemas visual e auditivo.
Nessa fase, o bebê prematuro tem entre 70 e 80% de chance de sobreviver com atendimento conveniente.

Alguns sinais que podem demonstrar a possibilidade de parto prematuro:
Cólicas parecidas com as do período menstrual (constantes ou ocasionais);
Dores constantes no baixo ventre Pressão na região pélvica (como se o bebê estivesse empurrando para baixo);
Cólicas abdominais (com ou sem diarréia);
Aumento e alteração da consistência do corrimento vaginal (especialmente se ele se torna mucoso como o do período ovulatório);
Contrações uterinas a cada 10 minutos ou mais freqüentes (podem ser dolorosas)

Felizmente, com a Laura tudo vai muito bem em que pese a atrapalhação com a reforma. Estamos na fase da destruição. Muito pó, muita bagunça e aquela sensação que nunca mais as coisas vão para o lugar.

Mas no fim tudo vai dar certo e estaremos prontos para receber a Vitória em casa.

Nenhum comentário: