sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

27 semanas


Estamos entrando no último trimestre da gravidez agora, com o começo da 27ª semana. Corremos contra o tempo, pois a casa está que é pura bagunça. Paredes quebradas, muita poeira, móveis empilhados e lonas pela sala.
Ainda não começamos a fazer os móveis para o quarto da Vitória, se bem que o berço, presente de queridos amigos, e o colchão já estão garantidos.
Já faz mais de uma semana que estamos sem cozinha, lavando a louça na pia do banheiro e a Laura praticamente sitiada no quarto, único lugar mantido intacto e limpo.
Eu e o Bartholomeu ficamos na sala, na “polvadeira” que a gente gosta de bagunça mesmo.
A Vitória tem se movimentado muito, muito mesmo. Uma noite dessas a Laura já estava cansada de tanto que esta menina pulava. E já era mais de meia noite.
Aí eu coloquei a mão na barriga da Laura e comecei a conversar com a Vitória, disse que ela podia se acalmar, que já era tarde e hora de criança estar dormindo.
Sem brincadeira, 2 ou 3 minutos depois ela já estava quietinha, nanando!!!
No começo, os movimentos eram poucos e em um lugar específico, uma batida por vez. Agora, é uma verdadeira bateria. Chutes, tapas, cabeçadas, sei lá! Mas é uma folia...
E tudo ao mesmo tempo.
Não é à toa que o cérebro está em franco desenvolvimento e as ondas cerebrais já são quase aquelas do bebê no nascimento. As pálpebras estão quase abertas e a retina se formando. Os pulmões estão cada vez mais maduros e já começam a poder respirar o ar.
Medidas aproximadas: 32 cm e 1,2 kg.

Nenhum comentário: