domingo, 26 de outubro de 2008

16 SEMANAS

Pela primeira vez fiz o cálculo inverso. Explico. No total, a gravidez deve durar 40 semanas. Já estamos na 16ª, logo, faltam menos de 24 para o nascimento. Parece muito pouco, ainda que sejam mais de 5 meses.

Este também foi o mês que ficamos mais tempo sem exame para ver nosso nenê (a consulta da Laura é no dia 31). Eu fico encostando o ouvido na barriga da Laura pra tentar ouvir alguma coisa. Até agora só consegui escutar um barulho de água. Sei lá, parece barulho de submarino de filme.

E é o mesmo barulho que escuto desde o início, hoje, mais forte, mas sempre constante.

Não me lembro se coloquei o endereço do site de onde tenho tirado a maioria das notícias médicas que lancei nos comentários desde a 12ª semana, mas reparo o erro, o endereço é:
http://www.clinicafgo.com.br/gravidez_passo_a_passo.html

Bom, então, em relação à gestação está no site que já pode ser possível perceber os movimentos do nenê. Ainda não tivemos essa sorte, mas vou ficar mais atento.

O couro cabeludo está se formando, as unhas crescendo e os órgãos genitais já podem sr visualizados no exame. Aliás, esta é nossa esperança na próxima ecografia: descobrir o sexo do nosso filhinho (em que pese eu ache –sei lá porque – que vá ser homem).

Li que a futura mamãe pode apresentar sangramento nasal pelo aumento do volume de sangue no corpo, que também faz com o coração bata mais forte para manter a oxigenação do nenê.

Há a diminuição do enjôo e da sensibilidade mamária, no que já havíamos reparado.

Nenhum comentário: