terça-feira, 25 de novembro de 2008

VITÓRIA

Hoje fizemos a tão esperada ecografia morfológica e é realmente impressionante. A gente consegue ver praticamente tudo em detalhes. A médica que fez o exame relatou que todos os órgãos estavam presentes e em ordem.
O que vimos primeiro foram as mãos que estavam bem fechadas (o que já é um bom sinal de que puxou ao pai) com os dedinhos bem visíveis.
Vimos o nariz, olhos, orelhas, maxilar, bexiga, braços, pernas e, finalmente, vimos que vai ser uma MENINA - A VITÓRIA.
Tem uma "foto" da ecografia que ela está de perfil que é perfeita (tem o narizinho da Laura).
O mais impressionante é que 99,9999% das pessoas que opinaram sobre o sexo do bebê diziam que seria menino. Eu mesmo tinha quase certeza que era.
Mas hoje a Vitória mostrou de forma praticamente incotestável que vai ser uma linda menina.
Ficamos realmente felizes.
O sexo do bebê ñunca foi uma coisa que nos causasse grande ansiedade. O melhor é que o exame mostrou que tudo está muito bem e dentro da mais completa normalidade.
Queria agradecer aos recados dos amigos, que felizmente são vários.

V I T Ó R I A

segunda-feira, 24 de novembro de 2008

DE QUANDO ESTOU SÓ

Como posso lhe dizer o quanto estou sozinho?
Como posso ser forte e pedir o teu carinho?
Olho rostos na multidão
Em carros velozes procuro emoção

Mas não me esqueço
Que tudo o que conheço
Por teus olhos percebi

Mas não percebo
Que tudo eu esqueço
Até que em teus olhos me perdi

Nada basta. Nada não.
Por que nada espera. (31.8.00)

sábado, 22 de novembro de 2008

20 SEMANAS

Antes de tudo quero mandar um grande abraço ao Laurinho que por estas coincidências do destino é pai do Guilherme meu ex-colega de trabalho e companheiro de banda na THE OSMAR BAND e foi colega em um curso de Direito Processual Civil 2 anos atrás.
Abração Laurinho. E o nenê se manifesta mesmo por mais incrível que pareça!!!

Bom, ontem alcançamos a 20ª semana, ou o meio do caminho quando tudo corre bem e dentro da normalidade.
A Laura anda meio impressionada, primeiro, por que ninguém acredita que ela está com 5 meses de gravidez, uma vez que a barriga dela é mínima e, segundo, pelo fato de estar preocupada com algum tipo de infecção e que possa afetar o nenê.
Não é bem verdade. Pra quem conhece ela bem - como eu – a barriguinha está bem saliente e cresce inteira entre o púbis e o estômago ou mais ou menos por aí.
Quanto a infecção, verifiquei através de pesquisa no Google que é uma coisa bem comum durante a gravidez e, fora o incômodo que acarreta pra mamãe, não tem conseqüências mais graves para o nenê.
Mostrei pra ela, fiz a Laura ler tudo e acho que ela se acalmou.
Segunda feira a Laura vai fazer um exame para verificar a diabetes. Tem que ir em jejum de pelo menos 8 horas, tirar sangue, domar uma dose de glicose, aguardar mais ou menos uma hora, tirar sangue de novo, mais ou menos isso. Sei que leva em torno de 2 horas o procedimento todo.
Já na terça feira, final da tarde, vamos fazer a ecografia morfológica. Acho que dessa vez vamos descobrir o sexo do bebê.
Segundo os relatos médicos, nesta fase o nenê já dorme e acorda como recém-nascido e começam a aparecer os primeiros cabelos no couro cabeludo e que irão cair nas primeiras semanas de vida. Também começam a aparecer as sobrancelhas.
O útero já alcançou o umbigo formando uma linha bem nítida que vai dos pelos pubianos até o umbigo e é bem forte, fácil de verificar.
Segundo nossas média, a Laura já poderia estar sentindo o movimento do nenê “como se fosse um peixinho nadando”, mas até agora ela não sentiu nada (fora quando eu converso com o nenê e ele da uns chutes (ou tapão, não sei).
Parece, também, que essa é a hora boa para visitar as maternidades e já escolher o local do nascimento, como fazer um curso para gestação e parto que, dizem, é bem legal e importante principalmente para pais de primeira viagem como nosotros.
Agora vamos começar a reforma em casa. Vai ser muita obra. Vamos mexer em praticamente todas as peças da casa e a obra vai levar mais ou menos 2 meses.
A preocupação é que o pó da demolição de paredes possa atacar a alergia da Laura, caso em que vamos ter que abandonar o lar e ficar algum tempo na casa de alguém da família.

segunda-feira, 17 de novembro de 2008

19 SEMANAS

Mais uma semana que se foi. A décima nona. Na próxima 6ª estaremos exatamente na metade da gravidez.
A Laura disse que eu tinha que escrever hoje para contar as novidades da semana.
Ela queria que eu contasse que ela teve uma semana do cão, com um inesperado ataque de alergia que não nos deixou dormir praticamente a semana toda. Foram pelos menos 3 noites de gelo e toalhas molhadas nas pernas para diminuir a coceira, o que acabou trazendo uma gripe.
E aí nos deparamos, ou melhor, a Laura se deparou com um grande problema: por causa da gravidez, a lista de remédios que ela pode tomar é muito pequena. Nenhuma para a gripe e um que outro para a alergia o que deixou tudo bem mais complicado.
Tivemos que tomar medidas extremas em relação a poeira e outros fatores que pudessem aumentar a alergia, entre elas o Bartholomeu, nosso cão, Border Collie, que, por causa do calor, está perdendo quilos de pelo por dia.
Tive que passar escova nele todos os dias para diminuir a quantidade de pelo pela casa.
Mas no final de semana a Laura já estava bem melhor da alergia, embora um tanto pior da gripe.
De qualquer jeito, fomos pra Jaguarão para a festa de 6 anos de casamento da Cláudia, prima da Laura, e do Pegoraro e para comemorar a gravidez dela também.
Aproveitamos para passear no free shop em Rio Branco cidade uruguaia fronteiriça à Jaguarão.
Fomos ver algumas coisas para o nenê como carrinho, cadeira para o carro, etc., e realmente, mesmo com a valorização do dólar, vale à pena comprar lá. E nem se passa da cota permitida de U$ 300,00.
Quanto ao nenê, ele deve estar com aproximadamente 20 cm e pesando mais ou menos 300 gramas.
Já a mamãe, sempre segundo a literatura médica, poderá apresentar manchas escuras no rosto, bem como coceira na pele (a Laura já provou isso).
Em geral a Laura dorme mais cedo do que eu e quando vou deitar coloco a mão na barriga dela e fico falando um pouco com o nenê.
Uma noite, no meio da conversa, o nenê se moveu e ficou mexendo por alguns segundos.
Eu contei, mas a Laura não acreditou.
Nesse sábado, ela pediu uma prova do fato e então eu coloquei a mão na barriga dela e comecei a conversar com o nenê e em poucos segundo ele começou a se movimentar e ela, então, teve que acreditar em mim.

domingo, 9 de novembro de 2008

18 SEMANAS

Faltam duas semanas para chegarmos exatamente na metade do período de gestação. É impressionante como o tempo passa rápido.



O nenê que tinha 1,2 cm a 8 semanas hoje já está perto dos 20 cm de comprimento. Parecia um feijão e agora já tem feições humanas completas

E tudo isso em 2 meses praticamente.

Eu e a Laura ficamos vendo vídeos da ecografia morfológica que estão postados no site do youtube e é impressionante olhar para ela e pensar que aquilo tudo está acontecendo ali, naquela barriga que recém está tomando alguma feição de gravidez.

Até sexta feira ou sábado, fora um aumento na área da cintura, eu não conseguia perceber outra mudança, mas desde domingo já consigo notar o crescimento da barriga. É bem diferente, pois ela cresce por inteiro, toda a região abdominal. De uma vez só. Ou mais ou menos isso.

O que aumenta também são as queixas da Laura em relação à falta de roupas. Segundo ela, nenhuma roupa serve mais e tem que comprar tudo novo. Esse discurso não é privilégio de grávida.

Diz a literatura média que nesse período começa a formação da próstata nos meninos como também começa o desenvolvimento do diafragma, o que pode fazer com que o nenê faça movimentos súbitos, quase como soluços. È normal, nada com que se preocupar.

Li que a mãe pode sentir tonturas e uma sensação de fraqueza que, em principio, são normais. Porém, se forem muito freqüentes e fortes, há que verificar com o médico se não é caso de pressão baixa e que pode ser perigoso.

quarta-feira, 5 de novembro de 2008

17 SEMANAS

Semana movimentada que nem permitiu a atualização tempestiva do blog.
Bom, mas já vamos passando pela 17ª semana de gravidez. Na outra sexta feira a Laura foi na médica que disse que clinicamente está tudo muito bem. O peso da Laura está bom, a barriga está com a altura certa e os batimentos do nenê exatamente na média.
A próxima ecografia vai ser feita na última semana de novembro. É a ecografia morfológica que se faz entre a 19ª e a 23ª semanas e é quando se observa toda a anatomia do feto.
Neste exame faz-se a medição do diâmetro biparietal, da área cefálica e da área abdominal, o comprimento do fêmur, do úmero e do pé. Todas estas medidas são verificadas para comparação com as médias de tabelas de crescimento.
Também são verificadas as estruturas do cérebro e da face e o desenvolvimento dos órgãos.
Diferente das outras ecografias que fizemos, esta, dizem, é bem mais demorada justamente pela atenção aos detalhes.
Na 17ª semana o nenê já está medindo aproximadamente 17 cm e pesando 200 gramas e já consegue piscar, sugar e deglutir. Não é incomum que a mamãe sinta os movimentos do nenê, fato mais corriqueiro lá pela 22ª semana.
Faz alguns dias que eu tenho colocado a mão na barriga da Laura e fico conversando com o nenê “no nível” telepático. Ontem, quando eu botei a mão na barriga da Laura, estava tudo quieto. Comecei a conversar com o nenê e a barriga começou a se movimentar. E ninguém vai conseguir me convencer que ele não estava conversando comigo. Foi bem emocionante.
De resto, vai tudo bem, os enjôos passaram, a ginástica moderada está liberada para a Laura. Temos caminhado com o Barthô pelas tuas da cidade somente evitando subidas muito íngremes.