domingo, 9 de novembro de 2008

18 SEMANAS

Faltam duas semanas para chegarmos exatamente na metade do período de gestação. É impressionante como o tempo passa rápido.



O nenê que tinha 1,2 cm a 8 semanas hoje já está perto dos 20 cm de comprimento. Parecia um feijão e agora já tem feições humanas completas

E tudo isso em 2 meses praticamente.

Eu e a Laura ficamos vendo vídeos da ecografia morfológica que estão postados no site do youtube e é impressionante olhar para ela e pensar que aquilo tudo está acontecendo ali, naquela barriga que recém está tomando alguma feição de gravidez.

Até sexta feira ou sábado, fora um aumento na área da cintura, eu não conseguia perceber outra mudança, mas desde domingo já consigo notar o crescimento da barriga. É bem diferente, pois ela cresce por inteiro, toda a região abdominal. De uma vez só. Ou mais ou menos isso.

O que aumenta também são as queixas da Laura em relação à falta de roupas. Segundo ela, nenhuma roupa serve mais e tem que comprar tudo novo. Esse discurso não é privilégio de grávida.

Diz a literatura média que nesse período começa a formação da próstata nos meninos como também começa o desenvolvimento do diafragma, o que pode fazer com que o nenê faça movimentos súbitos, quase como soluços. È normal, nada com que se preocupar.

Li que a mãe pode sentir tonturas e uma sensação de fraqueza que, em principio, são normais. Porém, se forem muito freqüentes e fortes, há que verificar com o médico se não é caso de pressão baixa e que pode ser perigoso.

Nenhum comentário: