segunda-feira, 22 de junho de 2009

TERCEIRO MÊS


A Vitória completou o 3º mês ontem, dia 21. Hoje, ela foi fazer a consulta mensal com a pediatra e pesou 4,740kg e já está medindo 56,5 cm. Relembrando, a Vitória nasceu com 45 cm e 2,3kg, perdeu pouco mais de 200g ainda no hospital.
Nesse último mês a Vitória engordou praticamente 1kg.
Logo que ela nasceu a gente não notava o quão magrinha ela era. Só agora, comparando as fotos é que reparamos e nos impressionamos.
A cara, antes magra, já está totalmente diferente, bem rechonchuda, cheia de bochecha e iluminada pelos olhos ainda azuis.
As pernas sempre foram longas, mas agora as coxas estão roliças, além de musculosas, como podem ser musculosas as pernas de um bebê.
A Vitória ganhou da Elenise, uma querida amiga, uma cadeirinha que treme e que usamos já faz tempo. Mas a cadeira também tem uma haste com 3 bonecos e até 6ª feira última a Vitória nunca tinha reparado.
No entanto, desde 6ª notamos que ela ficou bem quieta na cadeira, olhando fixamente para os bonecos. Já no sábado, ela fazia um grande esforço para se mexer e bater nos bonecos, o que ela conseguiu fazer com mais acerto hoje.
É realmente impressionante como um único dia pode fazer tanta diferença.
E a cara da Vitória olhando para aqueles bonecos, o esforço dela para acertá-los, arrancando até mesmo algum sorriso, é emocionante.
Desde que voltei a trabalhar, acho que esse foi o dia que fiquei mais tempo longe da Vitória. Como o dia foi cheio, confesso que não cheguei a sentir uma saudade forte. Ou melhor, achei que não até chegar em casa.
Foi só olhar praquela guriazinha que chegou a dar uma dor no peito de tanta saudade.
Alguém pode esta pensando: êta cara bobo esse!!!
E confesso sem a menor vergonha: estou completa e totalmente bobo com a minha filha e posso garantir que ela faz tudo por merecer.

quinta-feira, 11 de junho de 2009

80 DIAS



Têm crianças que choram de dia, outras dão show de noite. E é impressionante que tão novos, tão pequenos, tenham fôlego de maratonista pra chorar.
A Vitória, acho que felizmente, estava no primeiro grupo.
E digo estava, pois parece que essa fase vai passando.
Desde o início a pediatra nos alertou que o choro seria mais intenso nos 3 primeiros meses e depois passaria. Olha, tem um momento que a gente deixa de acreditar nessa “lenda”.
Em outros, ficamos marcando no calendário os dias que faltam pra chegar essa benção do terceiro mês.
Mas também é certo que a gente se acostuma com quase tudo. No início, 10 minutos de choro da Vitória eram suficientes pra nos levar perto da loucura. Hoje em dia, passados 80 dias, já estou agüentando bem até 2 horas.
Mas o negócio do terceiro mês parece ser verdadeiro. Dificilmente hoje em dia a Vitória fica mais do que alguns minutos chorando, principalmente, quando ela está com sono e luta pra não dormir.
Agora, também é verdade que mesmo após longo tempo de choro, de aflição, um simples sorriso dela faz com que tudo aquilo desapareça e tudo fica ótimo e estamos prontos para outra.
Nessa semana ganhamos a ajuda de uma babá que vai cuidar da Vitória durante o dia e, pela primeira vez nos últimos meses, saímos somente eu e a Laura pra dar uma volta, no caso, fomos no shopping.
E nunca sentimos tanta falta de alguém como da Vitória, até pelo fato de que ela já adora shopping, aliás, adora andar na rua
E outra coisa importante é que o choro e a risada são duas grandezas inversamente proporcionais, ou seja, quanto menos choro, mais sorrisos. E não tem nada melhor do que ver seu filho sorrindo, olhando pra você e sorrindo.
Também já nos acostumamos com o fato de que ela mama e depois, invariavelmente, da 2 espirros e tem soluço. E isso é totalmente normal. No início, pensei que a guria tinha problema!!!
Aprendemos que nenê tem muitos, mas muitos gases e que são expelidos com bastante barulho, como se fosse gente grande.
Aprendemos, enfim, que não existe amor maior, nem felicidade mais completa.