quinta-feira, 25 de dezembro de 2008

FIM DE ANO

Nosso presente de natal foi o melhor possível. A ecografia cardiológica da Vitória foi muito boa, o médico disse que ela passou com nota 10 com estrelinha.
Aliás, o exame é impressionante. O médico nos mostrou cada recanto do coração da Vitória, não sem antes confirmar que realmente se trata de uma menina.
Depois, ouvimos o batimento de vários pedaços do coração, pois em cada lugar o batimento é diferente e deve ser medido.
Felizmente, tudo está perfeito. E não podiamos ganhar presente melhor que este.
A partir de amanhã vamos viajar para uns poucos dias de descanso, por isso aproveitamos para desejar as maiores felicidades e alegrias para todos os amigos que estão acompanhando o desenvolvimento da Vitória através deste blog.
Que tudo seja paz e paixão,
carinho e emoção.
Vamos olhar a vida
com os olhos do coração!!!

Grande beijo

Vitória, Laura e Marcelo

terça-feira, 23 de dezembro de 2008

24 SEMANAS

E lá se foram 24 semanas. Confesso que já ando até meio perdido na contagem. É que os dias têm sido cheios.
Eu e a Laura já estamos juntos há mais de 12 anos e quase 6 moramos junto. Mas agora com a chegada da Vitória resolvemos “regularizar” a situação.
Assim, na última sexta feira, fomos ao cartório e casamos “no papel”.
Aliás, é muito fácil e rápido o casamento no cartório, menos de 5 minutos e já estávamos casados.
Como nossa casa já está montada, temos praticamente tudo que precisamos, resolvemos fazer a “lista de casamento” em uma loja de bebês colocando produtos que vão ser necessários e utilizados pela Vitória.
E foi um sucesso!!!
Os familiares e amigos mais próximos nos presentearam com muita coisa bonita e útil, garantindo o enxoval da nossa filha pelo menos até os 6 meses.
Aliás, a Vitória já é uma figura. Ela se movimenta sem parar na barriga da Laura, chutando e nadando de um lado para outro, aproveitando enquanto tem espaço na barriga.
E também é a partir de agora que a Vitória irá começar a ganhar tecido gorduroso, podendo engodar até 80 gramas em uma semana, principalmente pelo desenvolvimento dos músculos, dos ossos e dos órgãos.
Amanhã faremos uma ecografia cardiológica que, como diz o nome, servirá para conferirmos a situação do coração da Vivi (a Laura não gosta de apelidos).
Agora também é a hora de começar a tirar muitas fotos, uma vez que a barriga vem crescendo rapidamente e despontando bastante. Por isso comprei uma máquina fotográfica novinha em folha e com bastante memória.
A mamãe deixou de ser assunto pelo simples fato de tudo estar andando muito bem. Não há nem mais lembranças dos enjôos e do mal-estar.
Agora a fase é de cuidado extra com a alimentação, principalmente com alimentos que possuem ferro, que ajuda no crescimento do bebê.

domingo, 14 de dezembro de 2008

23 SEMANAS

Estamos entrando na 23ª semana e agora que a barriga da Laura começou a aparecer, ou as pessoas começaram a notar. Também, a Vitória já deve estar com mais de meio quilo e quase 30 cm.
Nessa fase, a Vitória já começa a reconhecer os sons da mamãe como as batidas do coração, respiração a voz, etc., isto pelo fato dos ossos do ouvido médio estarem endurecendo para realizar a condução do som.
Pelo estágio normal de desenvolvimento e crescimento dos órgãos, se o nenê nascer prematuramente já tem chance de sobreviver.
Por ainda ter bastante espaço no útero, o nenê pode se movimentar bastante e a Vitória tem levado isso bem a sério.
Enquanto isso, seguimos com a reforma e atrás de orçamentos para os móveis do quarto da Vitória e outras peças da casa que também estão passando por reformas. É uma trabalheira só, mas acho que vai ficar muito bom.

domingo, 7 de dezembro de 2008

22 SEMANAS

E lá se foi a 22ª semana. Pelos relatos médicos, a Vitória deve estar perto do meio quilo e 26 cm da cabeça aos pés. Ela já deve ter cílios e sobrancelhas e as perninhas estão se aproximando do tamanho proporcional ao resto do corpo.
Nessa etapa o cérebro começa a crescer rapidamente e segue assim até os 5 anos de idade.
Agora, o útero já está cerca de 3cm acima do umbigo e a mamãe começa a ganhar peso de forma mais constante. Efetivamente, esse foi o mês em que a Laura teve maior ganho de peso, ainda que ela esteja longe de ter engordado.
Outro dia ela caiu caminhando no centro. Estava com um sapato com o salto um pouco alto. Reclamei muito, inclusive para nossa médica. A receita é usar sapatos de salto baixo e, quando sentada, deixar os joelhos mais altos em relação ao quadril.
Conversando com amigos que já são ou estão por ser pais, concluí que o sentimento é o mesmo: somos, pais, coadjuvantes nesse filme. Pensando bem, nem sei se coadjuvantes ou membros da produção, pois nos resta é o trabalho pesado (carregar coisas, em especial).
Para saber como a Vitória está preciso perguntar pra Laura. Tudo que acontece com a Laura, reflete na Vitória e eu fico meio alheio. Mas tenho procurado fazer o meu papel, sabendo que todos são importantes em suas tarefas e em seu tempo, principalmente.
Meu dia vai chegar!!!
Mas de uma coisa a Laura já se convenceu, que eu consigo fazer a Vitória se movimentar bastante. Eu boto a mão da barriga da Laura e fico conversando, chamando pela Vitória e, invariavelmente, ela começa a se movimentar.

terça-feira, 2 de dezembro de 2008

segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

21 SEMANAS

Mais uma semana que se passa, ou menos uma semana que falta pra chegada da Vitória. Desde que descobrimos o sexo do nenê, a Laura teve uma mudança visível. Acho que tudo o que ela mais queria era uma menina.
E também foi o primeiro final de semana que saímos para ver as coisas para o quarto da Vitória, pois antes de saber o sexo fica bem difícil escolher móveis, cores, etc.
Agora uma coisa segue parecida: as longas conversas que tenho com ela desde sempre. Eu sei, a maioria das pessoas acha que é brincadeira minha, mas é a pura verdade. Eu coloco a mão na barriga da Laura e fico falando ou pensando e ela começa a chutar e pular. Ontem, ela se mexeu tanto que chegou a acordar a Laura.
Não posso deixar de dizer que a Laura tem se portado como uma super-mulher. Hoje, ela trabalhou o dia inteiro, chegou em casa, caminhou uma hora, fez comida, botou a mesa, lavou a louça e ainda me trouxe a sobremesa (e se eu não escrevesse isso ela me matava).
Com a descoberta do sexo, estamos introduzindo no universo do Bartholomeu, nosso cão, o nome da Vitória, para ele já ir se acostumando, uma vez que, hoje, ele é a criança da casa. Aliás, agora ele está dormindo deitado bem em cima dos meus pés.
Bom, em relação a Vitória, li que a fase do crescimento acelerado começa a passar, ela já tem cílios e pisca com freqüência.
O corpinho dela está coberto pelo “lanugo” que são pelos temporários e que vão cair com o passar do tempo (por isso que algumas crianças nascem “peludas” hehehe.
Nessa fase o coração cresce bastante, inclusive, marcamos uma ecografia cardíaca para depois do natal, ou seja, lá pela semana 24 que é quando o coração estará bem desenvolvido para verificação.
A Vitória está ficando mais forte, com o endurecimento do esqueleto e crescimento dos músculos, o que a gente nota com facilidade pelos movimentos dela na barriga da Laura.
O útero já passou cerca de 2cm do umbigo, a Laura já engordou 4kg e começou a sentir certo inchaço nos pés.
Segundo consta, esse é o trimestre mais fácil da gestação e realmente os enjôos passaram, o cansaço e a cólica também.
Ta tudo uma maravilha!!!